Com Ciências Biológicas, UFBA tem 4.442 novas vagas pelo Sisu

campus ufbaCandidatos podem escolher entre 89 cursos da Universidade Federal da BA.
Curso de Ciências Biológicas tinha sido punido após nota baixa no Enade.

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) tem 4.442 novas vagas de graduação em 89 cursos por meio do Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação, que tem como critério as notas do último Exame Nacional de Ensino (Enem).

Entre os cursos, está o de Ciências Biológicas, que havia sido proibido de obter novos alunos pelo Ministério da Educação pelo resultado insatisfatório no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), foi mantido e tem 72 vagas para Salvador e Vitória da Conquista. De acordo com a Ufba, a Reitoria conseguiu uma reavaliação do Ministério. A Ufba já havia argumentado que houve erro na inscrição no Enade.

A oferta de vagas para ingresso nos cursos de Ciências Biológicas da Universidade Federal da Bahia, na seleção SISU (Sistema de Seleção Unificado) - que será aberta na próxima segunda-feira, dia 11/01/2016 - está mantida pela UFBA. Serão ofertadas 72 vagas em Ciências Biológicas - diurno em Salvador; 36 vagas para Ciências Biológicas – Licenciatura/noturno em Salvador e 36 vagas para Ciências Biológicas - Bacharelado, no campus de Vitória da Conquista.

As inscrições começam na segunda-feira (11) e duram até a quinta-feira (14), pelo site do Ministério da Educação (MEC). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 18, uma segunda-feira. As matrículas dos convocados acontecem entre os dias 22 e 26 do mês de janeiro. A partir do dia 4 de fevereiro, a universidade abre a segunda chamada para vagas eventualmente não ocupadas, mediante lista de espera fornecida pelo Sisu.

Cursos que precisam de processo seletivo especial não participam do Sisu, que são Artes Plásticas, Design, Licenciatura em Desenho e Plástica, Superior de Decoração; Direção Teatral, Interpretação Teatral, Licenciatura em Teatro; Canto, Composição e Regência, Instrumento, Licenciatura em Música e Música Popular. No entanto, os candidatos precisam ter se submetido às provas do Enem.

Na Ufba, os cursos estão divididos em três categorias: Curso de Progressão Linear (CPL); Curso Superior de Tecnologia (CST) e Bacharelado Interdisciplinar (BI). Os CPLs se referem aos cursos tradicionais, licenciatura, bacharelado ou formação profissional. O CST forma profissionais para atuar em diversos setores da economia, com duração média de três anos letivo. Já os BIs têm mínimo de 2.400 horas de aula ou seis semestres letivos com foco na formação geral humanística, científica e artística, com currículos flexíveis e articulados, e possibilita o aprofundamento em um campo de conhecimento específicos em outros cursos de bacharelado, licenciatura ou formação profissional.

Sisu

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação (MEC) que seleciona estudantes para vagas em instituições públicas de ensino superior a partir da nota do Enem. O resultado do exame será divulgado nesta sexta (8). Em todo o país, o Sisu vai ofertar, na primeira edição de 2016, 228 mil vagas em 131 instituições públicas de educação superior.

O candidato pode se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga e deve especificá-las, em ordem de preferência, em que instituição de ensino superior deseja cursar, além de local de oferta e turno. O sistema indicará as notas de corte para cada curso ao estudante, que vai poder alterar as opções de curso de acordo com a nota.

O candidato também terá de indicar se pretende concorrer a vagas reservadas para cotas; a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

O resultado da chamada única será divulgado em 18 de janeiro. Os candidatos selecionados farão a matrícula nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Os não selecionados terão a opção de manifestar interesse em participar da lista de espera, no período de 18 a 29 do mesmo mês.