Henrique Maia Valério

Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharelado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), Mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004). Desde o ano 2005 é Professor de Ensino Superior nível VI da Universidade Estadual de Montes Claros/UNIMONTES. Tem experiência na área de Microbiologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade de fungos micorrízicos arbusculares em floresta estacional decidual e cerrado, diversidade de microrganismos endofíticos em formações vegetacionais do Cerrado sensu stricto e em Florestas Tropicais Secas, além de selecionar linhagens de fungos ascomicetos/basidiomicetos e bactérias de solo rizosférico com potencial para produção de complexos enzimáticos lignocelulolíticos, bactérias produtores de lipases bem como da diversidade de bactérias promotoras de crescimento em plantas (RPCPs) associadas ao rizoplano sob florestas estacionais deciduais, caatinga arbórea e cerrado sensu stricto (FEDs), e caracterização de microbiota fúngica selvagem de formações vegetacionais nativas no controle biológico de dípteros vetores de doenças.