All for Joomla All for Webmasters

Estrutura do Programa

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Uso dos Recursos Naturais, nível Mestrado e Doutorado, está organizada em três módulos integradores (Figura abaixo). Dois módulos de formação comum, sendo eles um módulo de "tópicos avançados em biodiversidade" e um módulo de "tópicos avançados em métodos aplicados à biodiversidade", que serão ministrados no primeiro semestre. Além desses, um módulo de "formação específica" a ser ministrado no segundo semestre. O seminário, a qualificação e a dissertação/tese, completam os créditos a serem integralizados pelos alunos. Todos os professores do programa deverão oferecer, no mínimo, um tópico em pelo menos um dos módulos formação comum e um tópico no módulo de formação específica.

nova grade2.svg

Créditos

Cada tópico terá um valor expresso em créditos, correspondendo cada crédito a 15 (quinze) horas de aula como rege o Regimento Geral da Pós-Graduação da UNIMONTES. Desta forma, foi feita uma adequação à quantidade e divisão dos créditos a serem cumpridos pelos alunos para que sejam cumpridos os requisitos do BURN.

O Aluno de Mestrado deverá obter pelo menos 28 (vinte e oito) créditos para conclusão do Curso, sendo:

8 (oito) créditos no Módulo de Tópicos Avançados em Biodiversidade.
6 (seis) créditos no Módulo de Tópicos Avançados em Métodos Aplicados à Biodiversidade.
6 (seis) créditos no Módulo de Formação Específica.
6 (seis) créditos relativos à dissertação.
1 (um) crédito para o Seminário.
1 (um) crédito para a Qualificação.
2 (dois) créditos para Estágio Docência (Bolsistas da CAPES)

Baixe aqui a estrutura curricular completa com as disciplinas para maiores detalhes

Estrutura para Pesquisa

Atualmente, encontram-se a disposição dos professores do programa doze laboratórios de pesquisa localizados no campus-sede da Unimontes em Montes Claros:
  1. Laboratório de Biologia da Conservação,
  2. Laboratório de Fisiologia e Bioquímica de Plantas,
  3. Laboratório de Ecologia Evolutiva,
  4. Laboratório de Ecologia e Propagação Vegetal,
  5. Laboratório de Ecologia de Microorganismos e Microbiologia Ambiental,
  6. Laboratório de Ecologia Comportamental e Computacional,
  7. Laboratório de Ecologia Humana,
  8. Laboratório de Genética da Conservação,
  9. Laboratório de Ornitologia,
  10. Laboratório de Recursos Genéticos e Bioprospecção,
  11. Laboratório de Limnologia e Macrófitas Aquáticas e
  12. Laboratório de Controle Biológico e de Vetores.
Além disso, três laboratórios coordenados por professores do BURN vinculados a outras instituições também realizam pesquisas no âmbito do programa:
  1. Laboratório de Ecologia de Insetos,
  2. Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade, na Universidade Federal de Minas Gerais, e
  3. Laboratório de Limnologia/AquaRiparia, na Universidade de Brasília, DF.

Laboratórios situados na UNIMONTES:

  1. Laboratório de Biologia da Conservação: Possui cerca de 70 m2, subdivididos em cinco salas: a) Sala de triagem e procedimentos equipada com bancadas e pia, quatro estereomicroscópios binoculares, duas câmaras germinadoras um freezer, uma geladeira, armários para estoque de material. b) Sala de procedimentos e pesagem equipada com um freezer, balança analítica, bancada com pia e armários para estoque de material. c) Sala de trabalho e reunião equipada com mesas, quatro microcomputadores, uma impressora, armários e um arquivo. d) Sala de coleções equipada com uma mesa de escritório e dois armários com 80 gavetas para depósito da coleção entomológica. e) Gabinete equipado com mesas de escritório, armário, cadeiras, um microcomputador e uma impressora.
  2. Laboratório de Fisiologia e Bioquímica Vegetal: Área física equivalente a 70 metros quadrados dividida em gabinete de professores e área de trabalho. O laboratório está equipado com um micrótomo rotativo, um micrótomo de mesa, uma geladeira, um desidratador, uma estufa de secagem, um destilador, uma balança analítica, três computadores ligados a internei, um pHmetro, um espectrofotômetro, um microscópio estereoscópico, uma câmera fotográfica, um banho maria, uma câmara de germinação. Este laboratório também possui bancadas em alvenaria com as devidas instalações hidráulicas/elétricas. Associado a este laboratório encontramos o Herbário Montes Claros (HMC) da Unimontes que ocupa uma área extra de 20 metros quadrados, contendo oito armários de aço, um desumidificador, um freezer e um aparelho de ar condicionado.
  3. Laboratório de Ecologia Evolutiva: Área física equivalente a 70 metros quadrados dividida em insetário, gabinetes para professores e área de triagem. Este laboratório conta com cinco computadores ligados a internet, dois freezers horizontais, uma geladeira, três lupas, uma balança analítica, duas estufas de secagem, um GPS Scobra, dois termohigrômetros, dois paquímetros digitais, duas bombas Scholander, quatro microscópios estereoscópios, dois armários de aço, dois arquivos de aço, armário para coleção de insetos e equipamentos de escalada. Este laboratório também possui bancadas em alvenaria com as devidas instalações hidráulicas/elétricas.
  4. Laboratório de Ecologia e Propagação Vegetal: Área física equivalente a 90 metros quadrados dividida em sala de Incubação de sementes, sala de manuseio e preparo, gabinete para professores e banheiro. Este laboratório conta com três computadores ligados a Internet, um scanner de mesa, três impressoras jato de tinta, um freezer horizontal, uma geladeira, uma autoclave, um destilador de água, cinco câmaras de germinação, uma estufa de secagem de madeira, um GPS, duas câmeras fotográficas digitais, dois binóculos, um ar condicionado, quatro armários de aço, dois arquivos de aço, mesas/cadeiras/bancadas e materiais de escritório e material de campo (podão, tesouras de poda, trenas, prensas, etc.). Este laboratório também possui uma bancada grande de ardósia, pias de alvenaria (4 pias) com as devidas Instalações hidráulicas/elétricas e armários embutidos.
  5. Laboratório de Ecologia de Microrganismos e Microbiologia Ambiental: Área física equivalente a 70 metros quadrados, dividida em um gabinete para professor e duas áreas de trabalho: Sala de procedimentos gerais e sala de procedimentos moleculares. Este laboratório está equipado com dois computadores conectados a Internet, um freezer vertical, duas geladeiras, um termociclador, um espectrofotômetro, uma balança analítica, uma balança semi analítica, pipetadores automáticos, um microscópio estereoscópio trinocular, um microscópio composto trinocular acoplado a sistema de registro digital, pHmetros, duas cubas horizontais para eletroforese, duas fontes de voltagem, uma capela de fluxo laminar, duas estufas de secagem e esterilização, quatro estufas bacteriológicas, banho maria, tomo microondas, destilador de água, autoclave, vidraria compatível com as atividades do laboratório, bancadas de alvenaria e instalações hidráulicas/elétricas.
  6. Laboratório de Ecologia Computacional e Comportamental: este laboratório também possui bancadas em alvenaria com as devidas instalações hidráulicas/elétricas. Laboratório em fase de estruturação. Este laboratório possui uma área de trabalho 47 m2. Atualmente este laboratório está equipado com bancadas e Instalações hidráulica/ elétrica, quatro computadores ligados a Internet, um freezer horizontal, BODs e armários para coleções zoológicas. Área Experimental: Constituída por uma área física de 3.500 metros quadrados, incluindo uma casa de nebulizaçâo de 100 metros quadrados, duas estufas de madeira/alumínio coberta com plástico e sombrite de 180 metros quadrados, área de viveiro de mudas e de convivência. Possue também 3 lupas Zeiis, Duas Lupas Trinocular e uma lupa da Laica com captura a análise automática de imagens.
  7. Laboratório de Ecologia Humana: constituído por uma área com bancadas, 06 lupas e 02 microscópios e uma área delimitada em separado, onde ficam os gabinetes do coordenador e dos alunos, estantes e bancadas para material bibliográfico, computadores pessoais (notebooks) e desktops para os alunos manterem seu acervo de dados e para análises estatísticas dos projetos.
  8. Laboratório de Genética da Conservação: Laboratório de cerca de 40 m2, que comporta um gabinete do coordenador, bancadas de trabalho para os alunos, bancadas de trabalho para a execução dos projetos, diversos equipamentos relacionados à biologia molecular e genética molecular, um Ultrafreezer, freezer, BODs, destiladores e aparelhos de amplificação de DNA.
  9. Laboratório de Ornitologia: constituído de uma área total de 50 m2, distribuídos entre uma pequena área, gabinete do coordenador do laboratório, com bancada central para distribuição de lupas e microscópios, e rotinas em geral, com pequenas mesas (baias) de apoio com computadores desktop, com acesso cabeado ou por wireless à internet, além de máquinas fotográficas, binóculos e demais equipamentos além de freezers e incubadoras BOD para armazenamento de material biológico, e coleções zoológicas em geral, para as disciplinas de zoologia de cordados ministradas eventualmente neste laboratório.
  10. Laboratório de Recursos Genéticos e Bioprospecção: Área física de 70 metros quadrados dividida em gabinete para professor e área laboratorial. Este Laboratório está equipado com: Sistema de purificação de água - purificador de água tipo 1 para análises de DNA; termociclador - Amplificação de DNA; uma cuba horizontal para eletroforese - corrida de géis de DNA, sistema de fotodocumentaçâo - fotografia de géis; três balanças analíticas - pesagens de amostras e reagentes; banho maria -utilizado para extração de DNA, micropipetas - 10, 50, 100, 500 e 1000 microlitros; uma micropipeta multicanal (8 canais - 200 microlitros) - utilizados em medição de reagentes; um destilador de água - produção de água destilada; um freezer -20 oC -manutenção de reagentes, uma geladeira - Manutenção de reagentes, dois pHmetros - Medição de pH de soluções, um microondas - Confecção de géis. um espectrofotômetro - determinação da concentração de DNA; um computador, gravador de CD, scanner e impressora; um botijão de Nitrogénio Líquido; duas estufas de secagem - determinação de umidade e secagem de materiais; uma microcentrífuga - utilizada na extração de DNA; três condicionadores de ar - manutenção de reagentes e equipamentos; uma capela comum - manipulação de reagentes; duas capelas de fluxo laminar - manipulação de DNA; um evaporador rotativo; e uma câmara de crescimento de microrganismos.
  11. Laboratório de Limnologia e Macrófitas Aquáticas: Constituído de uma área construída de 50m2, distribuídos em salas de alunos, de preparo de materiais, de lavagem de materiais e plantas, bancada central de 05 metros e comprimento onde ficam alocados diversos equipamentos, dentre eles lupas, microscópios, balanças analíticas, equipamentos de medição multiparâmetros, e uma série de materiais e estrutura de uma pequena embarcação para coleta de amostras de água e de plantas nas áreas objeto do projeto.
  12. Laboratório de Controle Biológico e de Vetores: Com cerca de 60 m2. Possui gabinete para professor, bancada para avaliação e triagem de material. Pia, BODs, Freezer, Estufa de Secagem, sala de bioensaios, lupas, e computadores, além de equipamentos específicos. Área Experimental: constituída por uma área física de 3.500 m2, incluindo uma casa de nebulização de 100 m2, duas estufas de madeira/alumínio coberta com plástico e sombrite de 180 m2, área de viveiro de mudas e de convivência, além de uma área de triagem com 40 m2 e almoxarifado central para atender aos laboratórios de Pesquisa ora vinculados ao BURN.
  13. Centro de Microscopia e Análise de Imagens: aprovado pela FINEP/FAPEMIG, CT- Infra Estadual. Em fase de construção, com previsão de término em junho de 2017. Esse laboratório visa atender as demandas dos projetos de pesquisa do programa que dependem de microscopia de alta qualidade. Quando concluído, terá área total de 40 m2, divididos em sala de preparo de material e sala do microcópio confocal. Ambas as salas terão bancadas e armários. A sala do microscópio terá mesa anti- vibração e todos os acessórios para o microscópio, incluindo os softwares necessários para seu funcionamento.

Laboratórios situados na em outras instituições:

  1. Laboratório de Ecologia de Insetos (LEI) – UFMG: possui uma área de 60 m2 e conta com os seguintes equipamentos: 04 computadores, 01 estufa de secagem, 02 freezers, 01 geladeira, 03 armários de aço, 01 arquivo e 04 Microscópios Estereoscópicos.
  2. Laboratório de Limnologia/AquaRiparia – UnB: possui um espaço físico de 80 m2, com bancada, pia, microscópio estereoscópico, estufa, mufla, freezer, balança analítica de precisão, espectrofotômetro UV-Vis, agitador, destilador de água, capela com exaustor, banho maria, conjunto filtração, pHmetro, câmara de fluxo laminar, Cromatógrafo Iônico-Methrom, Luminômetro para análise de ATP, 2 câmaras frias, um espaço para experimentação em micro/mesocosmos.
  3. Laboratório de Ecologia Evolutiva e Biodiversidade – LEEB – UFMG: possui uma área de 80 m2, divididos em duas salas distintas. A primeira sala consiste de gabinete do coordenador; sala de estudos para alunos, com bancadas, armários e dois computadores; sala de triagem com bancadas, duas lupas, um microscópio com câmera e armários; e almoxarifado com armários. A segunda sala consiste em ampla área de triagem, com mesa central, bancadas, armários, 02 BODs, 2 esfufas de secagem, 1 autoclave e 1 freezer ultra-low e 02 freezers horizontais; sala para preparação de experimentos, com banho-maria, agitador, Medição de pH de soluções, um microondas, sistema de purificação de água, 02 balanças analíticas. Há ainda uma casa de vegetação no campus da UFMG, com 04 câmaras de CO2, além de um laboratório de campo de 30m2 na Serra do Cipó, com mesas armários e bancadas, além de três casas de vegetação para criação de mudas com sistema automático de controle de temperatura e irrigação.

Estrutura de Ensino e Administrativa

Além dos laboratórios, o BURN conta ainda com uma sala de 50 m2, equipada com 30 carteiras, mesas, ventiladores e data-show, localizada no Centro de Pós-Graduação da UNIMONTES. A sala é usada exclusivamente para as aulas regulares e defesas de dissertações do programa. O programa possui ainda uma sala de 20m2 para secretaria e coordenação, com mesas e cadeiras, dois computadores conectados à Internet, dois armários de aço, dois arquivos de aço, duas estantes, um condicionador de ar e um aparelho de telefone. Anexa a esta sala, há uma outra sala de 25m2 com 12 carteiras e uma mesa, destinada a reuniões do colegiado e reuniões gerais dos professores do BURN. Além disso, funciona como uma sala de aula alternativa para turmas pequenas. Finalmente, destacamos que todos os espaços destinados ao curso possuem acessos sem fio para internet. Através da FINEP/FAPEMIG (CT-Infra Estadual), está sendo adquirida uma caminhonete L200 4x4, que será fundamental para a realização das coletas de campo de diversos projetos vinculados ao BURN; Os discentes do programa têm representação no colegiado, de acordo com o regimento geral da Unimontes. Dessa maneira, eles representam 1/3 dos membros do colegiado, garantindo a eles oportunidades para participar de decisões visando a melhoria das atividades do programa. Os discentes também fazem parte de várias comissões do programa, como a de infraestrutura, de bolsas e de recursos financeiros.

Recursos de Informática

O programa conta, desde março de 2010, com um laboratório didático de informática de cerca de 60 m2, com 31 microcomputadores conectados à internet e uma impressora laser multifuncional. Neste laboratório, são realizadas as aulas de disciplinas como Estatística, Ecologia de Populações e Ecologia de Comunidades, nas quais o uso de modelos matemáticos são imprescindíveis para a formação dos alunos. Para atividades de pesquisa, os alunos utilizam os computadores de alocados nos laboratórios de pesquisa onde realizam atividades relacionadas às suas dissertações. Finalmente, o BURN usa em suas máquinas apenas softwares livres, o que permite a economia de recursos que deveriam ser alocados para a aquisição das licenças de funcionamento dos programas. Os docentes e discentes do programa têm acesso ao Portal de Periódicos da CAPES quando conectados à rede da Unimontes, permitindo aos mesmos o contato com a literatura necessária para o desenvolvimento satisfatório de suas atividades didáticas e de pesquisa.

Biblioteca

A UNIMONTES possui uma biblioteca central em seu campus-sede e algumas bibliotecas setoriais nos campi fora de Montes Claros. A Universidade também provém suas bibliotecas de recursos necessários à manutenção de seu acervo com a compra de livros e periódicos e com a informatização. Essas bibliotecas, juntas, contam com 46.073 títulos, 91.374 exemplares e 23.490 fascículos de 1069 títulos de periódicos. Importante ressaltar que quase 1000 volumes foram adquiridos especificamente com recursos obtidos pelo BURN. Esses volumes abrangem as linhas de pesquisa do programa e se encontram, atualmente, depositados na Biblioteca Central da Universidade para amplo acesso dos alunos de graduação e pós- graduação. Os alunos do programa também têm acesso, via UNIMONTES, ao Portal de Periódicos da Capes.

Eventos do BURN

2017

Slide1

Slide2




Seminário BURN Febre amarela
Não tem uma conta ainda? Inscreve-te!

Entre em sua conta